De 17 a 20 de janeiro, ocorreu em Brasília – DF o 30º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), intitulado “Educação Pública: A diversidade que promove a igualdade”, contando com a participação de 1.890 delegados de diversas regiões do país.
O Congresso foi marcado por acordos de cúpula, organização burocrática dos espaços, privilegiando mesas e painéis expositivos que limitaram drasticamente a intervenção e o debate entre os delegados, além da intensa disputa artificial entre a maioria das teses, que no plenário se comportavam como torcidas organizadas. Deixando-se de lado o debate político qualificado e a organização dos trabalhadores em educação na luta pelas suas reivindicações.
Articulação Sindical (Articulação/ PT) e a Corrente Sindical Classista (CSC/ PCdoB), que recentemente rompeu com a CUT para formar sua própria central sindical (CTB), chegaram no Congresso acordados para formação de chapa comum, com a nítida intenção de blindar o governo Lula. Após o início do Congresso, abriram espaço para que outros setores Cutistas se integrassem à chapa, sendo endossado pela Corrente Socialista e Democrática (CSD/ DS), após ganharem a vice-presidência da entidade, e Articulação de Esquerda (AE). Lamentável a postura desses setores Cutistas que formam chapa com a CSC/ CTB, que divide a CUT, para priorizar acordo com quem apóia o governo Lula, em detrimento da defesa da Central Única dos Trabalhadores.
Do outro lado estava a chapa formada por Conlutas/ Intersindical que defendia a todo custo a desfiliação da CNTE da CUT, trabalho que essas correntes já realizam nos sindicatos de base que dirigem ou militam. Atitude que também reprovamos, por dividir os sindicatos e os trabalhadores. Além de outra chapa formada pela Corrente O Trabalho e independentes que chamou a unidade Cutista e a luta unificada pelo piso salarial nacional da categoria, a qual nos incorporarmos por existir acordo com relação à política defendida.
Renato Pizzatto Vivan
Delegado eleito pela base do SISMMAC ao 30º Congresso da CNTE
Renato Pizzatto Vivan
Delegado eleito pela base do SISMMAC ao 30º Congresso da CNTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário