sábado, 15 de março de 2008

Congresso da CNTE: Balanço Político

De 17 a 20 de janeiro, ocorreu em Brasília – DF o 30º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), intitulado “Educação Pública: A diversidade que promove a igualdade”, contando com a participação de 1.890 delegados de diversas regiões do país.
O Congresso foi marcado por acordos de cúpula, organização burocrática dos espaços, privilegiando mesas e painéis expositivos que limitaram drasticamente a intervenção e o debate entre os delegados, além da intensa disputa artificial entre a maioria das teses, que no plenário se comportavam como torcidas organizadas. Deixando-se de lado o debate político qualificado e a organização dos trabalhadores em educação na luta pelas suas reivindicações.
Articulação Sindical (Articulação/ PT) e a Corrente Sindical Classista (CSC/ PCdoB), que recentemente rompeu com a CUT para formar sua própria central sindical (CTB), chegaram no Congresso acordados para formação de chapa comum, com a nítida intenção de blindar o governo Lula. Após o início do Congresso, abriram espaço para que outros setores Cutistas se integrassem à chapa, sendo endossado pela Corrente Socialista e Democrática (CSD/ DS), após ganharem a vice-presidência da entidade, e Articulação de Esquerda (AE). Lamentável a postura desses setores Cutistas que formam chapa com a CSC/ CTB, que divide a CUT, para priorizar acordo com quem apóia o governo Lula, em detrimento da defesa da Central Única dos Trabalhadores.
Do outro lado estava a chapa formada por Conlutas/ Intersindical que defendia a todo custo a desfiliação da CNTE da CUT, trabalho que essas correntes já realizam nos sindicatos de base que dirigem ou militam. Atitude que também reprovamos, por dividir os sindicatos e os trabalhadores. Além de outra chapa formada pela Corrente O Trabalho e independentes que chamou a unidade Cutista e a luta unificada pelo piso salarial nacional da categoria, a qual nos incorporarmos por existir acordo com relação à política defendida.

Renato Pizzatto Vivan
Delegado eleito pela base do SISMMAC ao 30º Congresso da CNTE

Nenhum comentário: