A direção do Núcleo Sindical Curitiba-Norte convocou uma Assembléia Regional Ordinária e uma Extraordinária para o dia 18/04. É sexta-feira. À tarde. A escolha dessa data e horário impõe sérios limites ao princípio fundamental de uma Assembléia: a oportunidade que tem o trabalhador ou trabalhadora de participar diretamente do processo de decisão de seu sindicato, sem a mediação de ninguém.
Vejamos. No último Conselho de representantes do Curitiba-Norte ficou decidido que o sábado seria o dia preferencial para as próximas reuniões. Estamos falando de Representantes de Escola e de Representantes de Base, gente eleita em seus locais de trabalho ou em Assembléia da Categoria. Todos eles têm um mandato e por isso podem justificar suas faltas nas escolas com mais facilidade. Ainda assim, esses representantes aprovaram usar o sábado para a sua atividade sindical. Não vou listar aqui os motivos para esses representantes optarem pelo final de semana. Os leitores, se conhecem o trabalho escolar, podem imaginá-los.
Agora, uma Assembléia não é uma reunião de representantes. Ela vai além: suspende esses mandatos, e cada trabalhador ou trabalhadora representa suas próprias opiniões. Por isso nosso estatuto determina que nas Assembléias todos os sindicalizados tenham voz e voto, em igualdade de condições.
Se os representantes, ainda que respaldados por seus mandatos, preferem fazer sua reunião no sábado para evitar constrangimentos, o que diremos do trabalhador ou trabalhadora ‘comuns’? Como participar de uma Assembléia na sexta-feira, dia de trabalho para muitos professores, professoras, funcionários e funcionárias?
Mais que as reuniões de representantes, as assembléias devem ser convocadas para o sábado, para garantir a participação de todos. Isso não é novidade para ninguém. Muitos membros da direção da APP Curitiba-Norte compartilham dessa idéia, se não todos. Mas então, por que essa sexta-feira? Posso imaginar que o feriado de segunda-feira deva ter pesado na decisão. Em um final de semana prolongado calcula-se que muitos devam viajar e não vão querer perder o sábado. Mas se esse foi um dos motivos, não me parece suficientemente forte. A última reunião de representantes foi em um sábado e contou com uma grande participação da categoria (foi a maior reunião desse tipo que participei, muito diferente de quando elas eram feitas no meio da semana). Uma Assembléia, acredito, poderia contar com muito mais, mesmo com o feriado de segunda-feira. Como um militante sindical torço por uma grande Assembléia na sexta-feira. Mas principalmente, torço para que a direção da APP-Norte considere a realização das Assembléias no sábado. Aliás, esse é um bom assunto para incluir na pauta dessa próxima Assembléia.
Fabiano Stoiev
Representante de Escola APP Curitiba-Norte